• comercial18125

Bloqueio atmosférico traz chuva ao RS e favorece o plantio

Nos últimos sete dias, pancadas de chuva foram observadas sobre todas as áreas gaúchas, mas a maior parte dos municípios recebeu menos de 10 milímetros. Somente algumas áreas da região central receberam mais de 35mm.

A formação de um bloqueio atmosférico muda a "gangorra" da chuva no Brasil e faz com que a precipitação retorne ao Rio Grande do Sul. A partir da quarta-feira (25), a chuva forte reaparecerá sobre o Centro e Oeste do Estado e rapidamente espalhará por todas as áreas produtoras nos dias subsequentes.

No fim de sete dias, até 29 de novembro, o acumulado alcançará 80mm no Oeste do Rio Grande do Sul e algo entre 30mm e 60mm no Centro, Leste e Sul do Estado, aumentando a umidade do solo e permitindo o desenvolvimento inicial do arroz sem uso da água de reservatórios. Pontualmente, algumas simulações indicam até 100mm para alguns municípios do Centro do Rio Grande do Sul. Entre 30 de novembro e 6 de dezembro, a chuva prosseguirá sobre o Rio Grande do Sul com acumulado entre 30mm e 60mm em todo o Estado.

A temperatura permanecerá mais elevada que o normal, sobretudo na atual semana. Vale lembrar que estamos sob La Niña e este padrão não deverá prosseguir no decorrer de dezembro. A previsão para o mês seguinte ainda é de chuva abaixo da média, embora o desvio seja mais modesto que o observado nos meses anteriores. CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS

Fronteira Oeste

Calor de até 38°C amanhã com ventos de Norte e rajadas em torno dos 40km/h. A partir do fim da quarta-feira (25), uma frente fria traz chuva persistente à Fronteira Oeste. Algumas simulações indicam acumulado de até 75mm em apenas quatro dias. Há elevado risco de temporais com rajadas de vento e queda de granizo. Novas pancadas de chuva deverão alcançar a região até pelo menos 7 de dezembro.


Campanha Calor de até 37°C na terça-feira (24), com ventos de Norte e rajadas em torno dos 35km/h. Entre o fim de quarta (25) e a sexta-feira (27), uma frente fria traz chuva de aproximadamente 30mm. Há elevado risco de temporais com rajadas de vento e queda de granizo. Novas pancadas de chuva deverão alcançar a Campanha até a quinta-feira (26) da semana que vem. Central Calor de até 37°C na próxima quarta-feira (24), com ventos de Norte e rajadas em torno dos 35km/h. A partir do fim da quarta-feira, uma frente fria traz chuva persistente à região Central. Algumas simulações indicam acumulado de até 100mm em apenas quatro dias. Há elevado risco de temporais com rajadas de vento e queda de granizo. Novas pancadas de chuva deverão alcançar a Região Central até pelo menos 7 de dezembro. Planície Costeira Interna Calor de até 39°C na próxima quarta-feira (25), com ventos de Norte e rajadas em torno dos 40km/h. A partir do fim da quarta-feira, uma frente fria traz chuva persistente à região. Algumas simulações indicam acumulado de até 60mm em apenas quatro dias. Há elevado risco de temporais com rajadas de vento e queda de granizo. Novas pancadas de chuva deverão alcançar a região até pelo menos 7 de dezembro. Planície Costeira Externa Calor de até 30°C na próxima quarta-feira (25), com o "nordestão" soprando com velocidade de até 55km/h. A partir do fim da quinta-feira (26), uma frente fria traz chuva persistente à região. Algumas simulações indicam acumulado de até 65mm em apenas três dias. Há elevado risco de temporais com rajadas de vento e queda de granizo. Novas pancadas de chuva deverão alcançar o Litoral Norte até pelo menos 4 de dezembro. Zona Sul Diferentemente da maior parte do Rio Grande do Sul, o Extremo Sul do Estado receberá pouca chuva nesta semana. Estimam-se apenas 5mm na quarta-feira (25). Antes disso, espera-se calor de até 32°C, com ventos de nordeste na casa dos 40km/h na terça-feira (24). Novos episódios com chuva fraca acontecerão nos dias 30 de novembro e 3 de dezembro.


Fonte: Planeta Arroz



2 visualizações0 comentário

Política de Privacidade

Endereço:

Rua: Sete de Setembro, 274

Sala CJ 501 Centro - Pelotas/RS
CEP 96015-300

Telefones:

(53) 3225-9330

(53) 3225-5621

(53) 9811-20578

E-Mail:

Cereagro 2020 -  Todos os direitos reservados