• comercial18125

Exportação de arroz subiu 800% em janeiro/22 e restante do ano deve seguir aquecido

O ano de 2022 começou forte para as exportações brasileiras de arroz que, no fechamento de janeiro, superaram em 800% os volumes embarcados e em 400% a receita obtida, em comparação ao mesmo mês de 2021.


Segundo a gerente de exportação da Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz), Carolina Telles Matos, este resultado é prova do reconhecimento da qualidade do arroz brasileiro no mercado internacional e fruto de um trabalho constante de promoção do produto nacional.


O principal destino destas exportações de janeiro, a exemplo do que já tinha acontecido no ano de 2021, foi o Peru, mas novos players apareceram com destaque como Portugal e Espanha, que não eram destinos tradicionais e começaram a receber as cargas brasileiras.


A expectativa da Abiarroz é que o ano de 2022 siga sendo positivo para as exportações, mas Matos destaca alguns pontos de atenção que poderiam prejudicar este otimismo. O alto custo dos fretes marinhos, a baixa disponibilidade de containers que segue presente na logística e as perdas de produção da atual safra brasileira que vão começar a ser contabilizadas com o início da colheita.


Fonte: Notícias Agrícolas


5 visualizações0 comentário