• comercial18125

RS terá sistema de monitoramento do clima

Depois de acumular perdas na safra passada devido à estiagem e alguns desafios do clima já nesta safra, o Rio Grande do Sul está instalando um sistema próprio para ajudar o produtor a conhecer, ter informação e controlar as condições do clima.

O chamado Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro) vai gerar informação de tempo e clima próprios, em uma rede de estações própria. Até dezembro deste ano serão instaladas 20 estações meteorológicas para monitoramento das condições de deriva do agrotóxico 2,4-D. Em outro momento, serão instalados dois modelos meteorológicos.

O meteorologista da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, Flávio Varone, explica que o modelo meteorológico, testado ao longo de 2020, vai poder gerar um produto de até seis meses, mensal, com a previsão climática. “Nós precisamos buscar uma resposta para o produtor ficar mais calmo e se adequar às situações, planejar-se, e não alarmá-lo. Isso falando nas previsões do fenômeno La Niña, que está ocorrendo no momento”, diz.

A ideia é que o sistema também gere dados para monitoramento da ferrugem na soja, arroz, oliveira, uva, entre outras culturas, além de índices de temperatura e umidade para gado de corte e ovinos. No futuro, a intenção é gerar dados específicos para determinadas culturas, conforme o interesse público. Também estão previstos aplicativos de monitoramento.

Conforme o meteorologista, junto com esse projeto será implantado um modelo de previsão climática. “Precisamos de uma previsão de longo prazo. Vamos gerar uma para seis meses no Estado. Nesse próximo verão, já vamos conseguir fazer o monitoramento automático, operacional, diariamente”, comemorou.

Fonte: AGROLINK


4 visualizações

Política de Privacidade

Endereço:

Rua: Sete de Setembro, 274

Sala CJ 501 Centro - Pelotas/RS
CEP 96015-300

Telefones:

(53) 3225-9330
(53) 3225-6908

(53) 3225-5621

(53) 9811-20578

E-Mail:

Cereagro 2020 -  Todos os direitos reservados