• comercial18125

Soja: colheita chega a 78% da área e iguala ritmo dos últimos cinco anos

A colheita da safra 2020/2021 de soja chegou ao mesmo nível da média dos últimos anos para o período, segundo a consultoria AgRural. Até a quinta-feira, 1º, cerca de 78% da área cultivada no Brasil havia sido colhida. Em relação ao ano passado, quando 83% das lavouras tinham sido ceifadas, há atraso.

Segundo a consultoria, os trabalhos de campo estão praticamente encerrados em Mato Grosso e na reta final nos outros principais estados produtores – todos agora já sem problemas significativos de qualidade por excesso de umidade.

No Rio Grande do Sul, que tem calendário tradicionalmente mais tardio que o resto do país, os trabalhos seguem atrasados devido ao plantio feito um pouco depois que o normal e também por conta de chuvas esparsas registradas na semana passada. Mas a expectativa é de grande safra no estado.

A AgRural estima a produção de soja na safra 2020/21 do Brasil em 133 milhões de toneladas. O número será revisado novamente para clientes na segunda quinzena de abril.

E o milho segunda safra?

Com o plantio da safrinha 2021 de milho finalmente encerrado, os produtores agora estão concentrados nos efeitos do clima sobre o desenvolvimento das lavouras. No momento, a safra se desenvolve com umidade adequada em Goiás e em parte de Mato Grosso, estados que têm mais chuvas previstas para esta semana.

No resto do centro-sul do Brasil, a umidade do solo ainda é suficiente na maior parte das áreas produtoras, mas a previsão de tempo seco nas próximas duas semanas (e de muito calor em alguns pontos) preocupa, especialmente quem já tem lavouras em fase reprodutiva – poucas ainda, já que a safra foi semeada com atraso. De todo modo, o ideal é que chova mais do que o normal ao longo de abril e de maio para que não haja perdas significativas de produtividade.

A AgRural estima a produção brasileira de milho na safrinha 2021 em 80,1 milhões de toneladas. O número baseia-se por enquanto em linha de tendência ajustada de produtividade, que será substituída em breve por estimativas de produtividade baseadas nas condições de desenvolvimento da safra em cada estado.


Fonte: Canal Rural



1 visualização0 comentário

Política de Privacidade

Endereço:

Rua: Sete de Setembro, 274

Sala CJ 501 Centro - Pelotas/RS
CEP 96015-300

Telefones:

(53) 3225-9330

(53) 3225-5621

(53) 9811-20578

E-Mail:

Cereagro 2020 -  Todos os direitos reservados