• comercial18125

Soja: frente fria atinge o Sul nesta quarta-feira, veja o clima nas áreas produtoras

Áreas da região noroeste do Rio Grande do Sul estão com problemas na floração da soja por conta das temperaturas bastante elevadas. Contudo, essa condição deve mudar a partir de quarta-feira (26) com a chegada de uma frente fria. Por enquarto, pancadas de chuva atingem os três estados da região, mas em pequeno volume. No decorrer da semana, porém, as precipitações ganham intensidade.


Na região Sudeste, até sábado (29), a chuva de verão continua, ou seja, acontece no fim da tarde após dias com os termômetros lá em cima. Felizmente, a umidade do solo continua satisfatória em São Paulo e Minas Gerais, os dois estados produtores de soja da região. Áreas do Espírito Santo devem receber volumes mais consideráveis, principalmente na parte norte.


Já no Centro-Oeste o calor e a água insuficiente têm castigado as lavouras de Mato Grosso do Sul. No sul do estado, a situação é ainda mais crítica: ar e solo secos. O norte do estado de Goiás e de Mato Grosso é que receberão as maiores precipitações no decorrer desta semana.


Na virada do mês, entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro, a chuva fica mais intensa entre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil por conta da formação de um corredor de umidade. No Nordeste, por sua vez, o destaque da umidade vai para as áreas litorâneas da Bahia e do Sergipe. Nos outros estados, o nível de água no solo começa a diminuir e a chuva vai demorar mais para chegar.


Porém, a partir do dia 2 de fevereiro, áreas produtoras de soja da Bahia e do Matopiba recebem chuva mais significativa. Quanto à região Norte do país, a partir desta quarta-feira já há previsão de chuva para todos os estados.


Fonte: Canal Rural



4 visualizações0 comentário