• comercial18125

Soja: processamento do grão cresce e exportações de óleo e farelo avançam

O processamento do grão de soja atingiu 17,1 milhões de toneladas nos primeiros cinco meses deste ano, aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2021. Os dados são provenientes da amostra mais recente divulgada pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).


Os volumes de produção de farelo (13,1 milhões de toneladas) e óleo de soja (3,4 milhões) também foram ligeiramente superiores.

Exportações de soja

De acordo com os dados oficiais da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) atualizados até junho, as exportações da soja em grão alcançaram 53 milhões de toneladas, queda de 7,8% em relação ao registrado em igual período de 2021 (57,5 milhões de toneladas).


Já as exportações dos produtos derivados da commodity apresentaram crescimento. No caso do farelo, foram 10,4 milhões de toneladas exportadas este ano, contra 8,1 milhões entre janeiro e junho do ano passado; e o óleo chegando a 1,3 milhão de toneladas exportadas (no mesmo período de 2021 foram 770 mil toneladas).

Projeções

As projeções anuais para o complexo soja em 2022 sofreram algumas alterações em relação à última estimativa, com destaque para as seguintes variáveis:


  • Queda das exportações de 77 milhões de toneladas para 76,8 milhões;

  • Aumento do processamento do grão de 48,1 milhões de toneladas para 48,3 milhões, com impactos positivos na produção de farelo e óleo;

  • Aumento das exportações de farelo e óleo para 18,5 e 2,1 milhões de toneladas, respectivamente.


Com os preços médios de referência mantidos, a Abiove projeta que as exportações dos três produtos do complexo soja atinjam US$ 58 bilhões em 2022.


Fonte : Canal Rural


0 visualização0 comentário