top of page
  • comercial18125

Terminal exclusivo de arroz no porto de Rio Grande terá o primeiro embarque

Prevista para ocorrer a partir desta semana, a chegada do navio Vola dará início ao que será o primeiro embarque via Terminal Logístico do Arroz (TLA) em Rio Grande. O espaço fica na área onde funcionava a unidade da extinta Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) e passou por investimentos em modernização, feitos por grupo que venceu chamamento público para administração temporária. Nessa primeira leva, serão 24 mil toneladas de arroz em casca com destino à Costa Rica, na América Central. Conforme Fernando José Fuscaldo Júnior, um dos sócios da atual gestão, a embarcação deve chegar na quinta-feira (1º). O tempo previsto para o carregamento é de quatro a cinco dias. Com capacidade estática de armazenagem de 60 mil toneladas, o terminal poderá carregar de um a dois navios por mês. E atende a uma demanda antiga do setor produtivo por um espaço exclusivo para o cereal. Nos demais espaços do porto, também é movimentado, mas a safra de soja, quando entra, ganha preferência.

— Temos convicção de que isso ajudará e muito o processo de exportação. O terminal é na beira do canal de embarque do cais comercial, isso facilita a logística e deve agilizar o processo com as melhorias feitas — pontua Alexandre Velho, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz-RS).

Fuscaldo Júnior explica que os investimentos feitos em seis meses somam quase R$ 10 milhões. Foram instaladas balanças novas, galeria da esteira que leva carga até o navio, modernização do tombador, sistema de segurança e de refrigeração para poder trabalhar ininterruptamente, revisão da parte elétrica e adaptações do PPCI.

— O grande investimento que se fez foi na parte de segurança do trabalho. A área estava interditada e pôde ser liberada — acrescenta o sócio, que é da Tranships Brasil Agenciamentos Marítimos.


Fonte: Zero Hora




3 visualizações0 comentário
bottom of page