top of page
  • comercial18125

EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas

Últimos números do USDA de avanço da semeadura americana vieram abaixo das expectativas do mercado

Plantio em Wisconsin - Foto: Adam Peshaw/Twitter


O plantio da safra 2024/25 dos Estados Unidos continua avançando, porém, os números trazidos pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) no final da tarde desta segunda-feira (6), apontam que o ritmo dos trabalhos de campo perderam um pouco de força em função das chuvas mais intensas em algumas regiões. Para esta terça-feira (7), algumas tempestades bastante severas estavam sendo esperadas para o leste do Corn Belt, o que poderia provocar algum atraso na semeadura, segundo os especialistas. 

Nas últimas 24 horas, além destes volumes maiores se registrando no leste do país, algumas precipitações mais fortes foram também observadas em estados-chave na produção de grãos norte-americana, como Iowa, sul de Minnesota, as Dakotas, partes do Nebraska e de Oklahoma. 


Assim, com estas chuvas mais fortes e frequentes nestas regiões, o plantio avança com um pouco mais de lentidão. Até o último domingo (7), 25% da área de soja já havia sido semeada, contra 28% de expectativa do mercado. Na semana anterior, eram 18%; no ano passado, 30% e a média dos últimos cinco anos, de 21%, segundo o USDA. Ainda sobre a soja, são 9% de lavouras que já germinaram, contra 7% de 2023 e 4% de média. 

A semeadura do milho, por sua vez, alcançou 36% de área, contra 27% da semana anterior, 42% do ano passado e 39% de média. A expectativa do mercado era de 39%. O departamento informou também que 12% dos campos de milho já estão na fase de germinação, contra 7% da semana anterior, 10% do ano passado e 9% de média. 

Plantio em Sun Prairie, Wisconsin - Foto: Bradley Gunnink


"O plantio de milho ocorreu na metade da velocidade da semana passada, geralmente a semana mais movimentada da primavera. E o ritmo desta semana provavelmente cairá abaixo do normal, mas não caindo de forma tal que possa comprometer a produtividade do cereal", afirma a especialista internacional Karen Braun. 

O gráfico abaixo mostra o ritmo dos trabalhos de plantio nos EUA, com a linha preta sólida registrando o avanço deste ano. A linha preta tracejada corresponde à semeadura na média de 2019 a 2023 e a vermelha tracejada, de 2014 a 2018. 

O portal Farm Futures, dos EUA, no serviço "Feedback from The Field", traz relatos de produtores norte-americanos sobre o avanço dos trabalhos de campo em suas regiões. Os pontos vermelhos indicam áreas problemas tem sido registrados, como na cidade de Mendon, em Illinois, onde está muito úmido para plantar e as atividades ainda não se iniciaram. O mesmo pode ser registrado, por exemplo, em Macy, Indiana, com 10% de área plantada com soja e nada do milho. 

Por outro lado, em Wellsburg, Iowa, com o produtor registra 100% de seu milhoi plantado, 70% da soja, diante de condições favoráveis. 

Clique no mapa e acompanhe as informações em tempo real.


Segundo o Commodity Weather Group (CWG), o ritmo dos trabalhos de campo deve ser retomado no final desta semana e início da próxima, já que as chuvas poderão ficar mais contidas, segundo as previsões mais atualizadas. Os primeiros dois mapas, nas imagens abaixo, à esquerda, mostram as precipitações previstas para os períodos de 7 a 11 e 12 a 16 de maio e, no segundo caso, os volumes mais intensos deverão estar concentrados no sul dos Estados Unidos. 

Já a terceira imagem traz as chuvas entre 17 e 21 de maio e os volumes se mostram mais intensos em regiões importantes de produção, com destaque para Iowa, Minnesota, sul e Illinois, partes do Nebraska e das Dakotas do Sul e do Norte. 


Na sequência, as imagens trazem as previsões para as temperaturas que, no primeiro período, deverão ficar dentro da normalidade, enquanto podem subir nos próximos dois, com temperaturas devendo ficar acima da média no Meio-Oeste. 

Fonte: Notícias Agrícolas

0 visualização0 comentário
bottom of page