top of page

Rio Grande do Sul inicia colheita de soja, diz Emater

  • comercial18125
  • 28 de fev.
  • 1 min de leitura

O Rio Grande do Sul iniciou a colheita de soja da safra 2024/25, com as colheitadeiras realizando os trabalhos em cerca de 1% da área total cultivada, segundo informe da Emater. O percentual está em linha com o registrado na média histórica para o período, conforme dados da empresa de assistência técnica.

O Estado, que tradicionalmente realiza a colheita mais tarde, pelo seu calendário de plantio, voltou a colher uma safra abaixo do potencial neste ano, após sofrer com seca e enchentes nos últimos anos.

Após ter sido afetado pelo tempo seco, o Rio Grande do Sul deve perder a condição de terceiro maior Estado produtor de soja do Brasil para Goiás, que ao contrário vem registrando produtividades mais altas pelo clima favorável, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mais cedo este mês.

"Os cultivos de soja estão avançando para as fases finais do ciclo fenológico e, em algumas áreas, foi iniciada a colheita...", disse a Emater. O estágio de enchimento de grãos da lavoura gaúcha é predominante (56%), e 12% estão em maturação, 25% em floração e 6% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

"A produtividade inicial está menor que a estimada", disse a Emater, indicando que um novo levantamento de safra está sendo realizado. A Emater comentou também que, apesar das chuvas generalizadas recentes, a situação das lavouras varia de acordo com os volumes pluviométricos registrados, a capacidade de infiltração e a retenção de água dos solos, além das condições edafoclimáticas predominantes durante o plantio.


Fonte: Notícias Agrícolas


Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

 
 
bottom of page