top of page

RS colhe 88% da área de arroz irrigado

  • comercial18125
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura

A colheita de arroz irrigado no Rio Grande do Sul atingiu 88% da área cultivada. Segundo o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (23), o avanço das operações foi condicionado pelas precipitações recorrentes no período, que mantiveram elevados os níveis de umidade dos grãos e restringiram o ritmo dos trabalhos no campo.


Mesmo com volumes moderados de chuva, a combinação com alta umidade relativa e ocorrência de garoa exigiu maior seletividade nas janelas operacionais. As áreas remanescentes estão, em sua maioria, em estádios finais do ciclo, prontas para colheita.


De forma geral, o desempenho produtivo é considerado satisfatório, sustentado por condições climáticas favoráveis ao longo do ciclo. Há variações localizadas associadas a fatores operacionais e de manejo, mas a qualidade dos grãos é considerada adequada, com bom rendimento industrial.


A área cultivada no estado é de 891.908 hectares, conforme dados do Instituto Rio Grandense do Arroz, e a produtividade média está projetada em 8.744 kg por hectare pela Emater/RS-Ascar.


Na região administrativa de Bagé, a colheita foi impactada pelas chuvas e pela elevada umidade dos grãos. Na Fronteira Oeste, em São Gabriel, os trabalhos alcançam 92% dos 25.800 hectares cultivados, com produtividades superiores a 8.000 kg por hectare, embora haja descontos por impurezas. Em Manoel Viana, falhas no fornecimento de energia elétrica comprometeram a irrigação e reduziram a produtividade em áreas do assentamento Santa Maria. Já em Dom Pedrito, na Campanha, 70% dos 36.000 hectares foram colhidos, com resultados dentro do esperado.


Na região de Pelotas, a colheita atingiu 86% da área e avançou até ser interrompida por chuvas registradas em 16 de abril. As áreas restantes estão maduras e prontas para colheita, com previsão de continuidade dos trabalhos ao longo do mês.


Na região de Santa Maria, a colheita alcança cerca de 75% da área. Em Cacequi, as operações estão em fase final, com produtividades consideradas adequadas. A região apresenta desempenho produtivo positivo, com variações entre municípios e propriedades.


Na região de Soledade, 75% da área foi colhida, com desaceleração no período devido ao tempo úmido. As lavouras apresentam padrão produtivo elevado e qualidade de grão que favorece o rendimento industrial. As áreas remanescentes estão distribuídas entre fases de enchimento, maturação e prontas para colheita, indicando a proximidade do encerramento do ciclo.

Fonte: Agrolink

 
 
bottom of page