Indústria lança campanha para incentivar consumo de arroz
- comercial18125
- 27 de out.
- 2 min de leitura
A indústria de arroz lança nesta segunda-feira (27/10) uma campanha para incentivar o consumo do cereal no país. Com o nome de “Arroz Combina”, a ação busca exaltar a qualidade do produto brasileiro e combater a desinformação disseminada nas redes sociais. O projeto é financiado pelo Fundarroz - Fundo de Promoção, Pesquisa, Inovação e Incentivo ao Consumo de Arroz, criado Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) no ano passado. Embora o consumo global de arroz no Brasil tenha se mantido estável em 10,5 milhões de toneladas nos últimos anos, segundo Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), há uma queda per capita de utilização do cereal em casa e nas ruas. Em pesquisa realizada no ano passado, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) constatou que o consumo de arroz e também do feijão nunca foram tão baixos. Em 2024, o consumo médio de arroz por pessoa ao ano foi de 34 quilos, enquanto o de feijão foi de 13,56 quilos. O pico de consumo médio de arroz foi em 1997, com 48,69 quilos e o do feijao, foi em 167, com 26,57 quilos.
Os motivos para essa baixa são relacionados principalmente à mudança nos hábitos. O estilo de vida mais corrido e a crescente preferência por refeições rápidas e práticas, como fast food e buffets, afastaram o consumo de refeições preparadas em casa. Outros alimentos ganharam espaço, como os ultraprocessados. Os preços influenciaram pouco, uma vez que, por exemplo, o arroz está 50% mais barato que há um ano.
“Lançamos a campanha com o intuito de reforçar a valorização do arroz brasileiro e da cadeia orizícola. Com ações educativas e engajamento nas redes sociais, queremos fortalecer a conexão afetiva e cultural da população com um dos principais pilares da culinária nacional”, justifica o presidente da Abiarroz, Renato Franzner.
Fundamental para a segurança alimentar, o arroz está presente em todos os cantos do Brasil e em diversos momentos da vida dos brasileiros. "Além de fazer parte de receitas típicas, o arroz representa sustento para milhares de produtores rurais, que alçam o Brasil ao posto de maior produtor fora do continente asiático. Mantendo padrão de qualidade mundialmente reconhecido, o grão também se destaca no mercado de exportação, com mais de 100 países consumindo o arroz brasileiro ao redor do globo", diz a Abiarroz.
Fonte: Globo Rural

Imagem: Canva IA



